Eutanásia



Muito se tem especulado acerca da eutanásia... 
Uns contra, outros a favor, e ainda outros tantos que preferem não se comprometer para não perderem votos!
O que escrevo de seguida é única e exclusivamente a minha opinião, e como qualquer outra pessoa eu tenho o direito a ela. 
Sou completamente a favor da legalização da morte medicamente assistida. Sempre fui a favor desde que me conheço em consciência, mas sempre fui a favor sem muita noção daquilo que defendia. Hoje tenho plena consciência disso e de que seria o melhor!
O meu pai sofreu dez anos com uma doença terminal. Doença essa que só foi dita terminal talvez cinco anos depois de diagnosticada! Doença essa que lhe roubou toda a qualidade de vida que tinha! Essa doença, para a qual não havia cura, transformou um homem cheio de vida numa sombra de si mesmo! Eu assisti de perto a todo o processo de degradação. Muitas foram as vezes em que me pediu a tão falada eutanásia. De todas elas a conversa foi a mesma "Desculpa Pai mas não é legal em Portugal! Não posso!". E assim vi o seu sofrimento ser prolongado até o corpo já não aguentar mais. 
Isso sim já é legal! Prolongar o sofrimento humano contra a sua própria vontade! Contraditório não? O meu pai foi seguido cerca de um ano, antes da sua morte, pelos cuidados paliativos. Não menosprezo de maneira alguma todo o trabalho desempenhado pelos profissionais de saúde da área. Ele achava uma perda de tempo e custava lhe imenso cada deslocação ao hospital apenas para estar a conversar. As dores ninguém lhe tirava, e a doença só avançava. Os cuidados paliativos são um apoio aos doentes terminais. É um complemento dos tratamentos. Não invalida uma legalização ou não da eutanásia! Até porque o facto de se legalizar não implica que todos vão tomar a mesma decisão.
Assim, concordo que cada caso é um caso, cada um teria de ser avaliado por especialistas competentes. Mas para mim, a opinião da pessoa em causa, estando em plena consciência das suas faculdades mentais, devia ser SIM tomada em conta! 
Eu assisti de perto a uma doença que não era a minha mas me consumiu durante dez anos. Vi a degradação diária de uma das pessoas mais importantes da minha vida, sem nada poder fazer. O sentimento de impotência que senti foi enorme. Se fosse eu nessa posição gostaria de ter a liberdade de decidir a minha vida ou o término dela. Não é justo decidirem por mim quantos anos vou ser obrigada a viver com dor e sem qualidade. A viver um castigo sem ter cometido um crime! Aceito todasas opiniões, esta é a minha.
EUTANÁSIA - EU SOU A FAVOR!



(Imagens Google)


Telma de Oliveira

Comentários

  1. Concordo plenamente contigo.Penso no entanto que o assunto devia ser referendado pois não reconheço legitimidade aos parlamentares para decidirem por mim.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Setembro o mês Vida

VIDA

Alma gêmea