Medo


Significado de Medo: Substantivo masculino - Estado emocional provocado pela consciência que se tem diante do perigo; aquilo que provoca essa consciência. Sentimento de ansiedade sem razão fundamentada; receio. Grande inquietação em relação a algo desagradável, a possibilidade de um insucesso etc.; temor.[Por Extensão] Comportamento repleto de covarde. Do latim metus.us.


Medo...
O que significa realmente o medo? Existe uma infinidade deles, é um facto, mas como o explicar. Sem ser por dicionários? Eu, confesso, tenho imensos. Com o passar dos anos aprendi que existia um que me travava, um medo que não me deixava avançar para o que mais queria! Esse medo dá pelo nome de Atelofobia. Estranho não é? Dá ideia que a pessoa tem medo de telas ou algo do género. Mas não. É o medo da imperfeição, de falhar, de não ser suficientemente bom!
Se fizer um esforço e andar alguns anos para trás consigo encontrar esse meu medo bem lá no meu começo. Sempre tive medo de falhar é uma realidade. De dececionar os que mais amo. Não ser capaz de encarar os desafios. De me desiludir com os meus fracassos. Do que poderiam dizer se eu não fosse capaz! Dos olhares alheios, das criticas, nem sempre construtivas. Medo, medo e mais medo!
 Aprendi! Como se costuma dizer "com sangue, suor e lágrimas" e foram tantas as lágrimas... não sei ainda se muitas delas poderiam ter sido evitadas, mas o meu pai sempre me disse, e várias vezes, "Faz o que eu digo, não o que eu faço/fiz". Tivemos muitas discussões acerca desse assunto, mas muitas delas também seriam necessárias. Mas ele tinha razão, como quase sempre tivera! Poderia ter evitado imensas lágrimas se lhe desse ouvidos, mas também aprendi que nem sempre aprendemos com os erros dos outros. Temos mesmo de os cometer. Cair e bater no fundo. E sei que caí vezes de mais, mas de todas elas me levantei! A última queda que dei foi a mais grave! A que mais me custou! Mas mais uma vez me levantei, ergui a cabeça e segui!
Se me perguntarem hoje se tenho Atelofobia?! Provavelmente sim. Mas agora existe uma grande diferença! Mesmo que o meu medo de falhar persista, mesmo que tema não ser suficientemente boa... Dou o meu melhor! O que de melhor me foi deixado! Aprendo todos os dias, e nos últimos dois meses aprendi coisas que levo para uma vida inteira! A coisa mais importante que aprendi foi que mesmo vivendo com esse medo, comum a muitos, não vou mais deixar que ele me trave! Que me domine! Eu tenho as rédeas da minha vida, é da minha inteira responsabilidade as escolhas que faço, certas ou erradas!
Hoje já não tenho medo de falhar! Um sábio disse que se falhares noventa e nove vezes e acertares na centésima. Então venceste! Temos de errar para aprender e não podemos deixar que o medo nos domine! Se assim fôr ele comanda a nossa vida! Deixamos de ser os criadores da nossa história, quando der-mos por isso a vida passou e não foi vivida!
Hoje tomo as rédeas da minha vida! Das minhas escolhas! Dos meus actos! Sem medo do que possam pensar, embora eu falhe. Sem medo do que vem a seguir, mesmo não sabendo o futuro.
Mas hoje eu tomo plena consciência do que sou e quero ser! De onde estou e para onde quero ir! Se a vontade de fazer fôr maior que o medo de errar então aí eu vou vencer!

Telma de Oliveira



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Setembro o mês Vida

VIDA

Alma gêmea