☯Depressão❗

Significado da palavra depressão:
s.f. (substantivo feminino)
[Figurado] Abatimento; enfraquecimento físico ou moral; desânimo; esgotamento.




Existe uma realidade que muita gente ainda não conhece! Por vários motivos! Falta de informação, de vontade em saber mais.
Uma pessoa com depressão não é de modo algum um "coitadinho"! Na maior parte dos casos são pessoas bastante fortes! Que aguentam o mundo em cima e mesmo assim continuam a sorrir! Isso leva o senso comum a pensar "Se está a rir é feliz! Está bem!". Não funciona nada assim!
Este tipo de pensamentos típicos de pessoas mal informadas gera que, perante uma crise de ansiedade, choro, raiva, pensamentos suicidas, não saibam lidar com a situação!
O que se ouve em alguns casos "Olha ainda a pouco estava bem e agora treme! Não quer é trabalhar!"; "Foi muito mimada. Devia ter mais noção da vida!"; "Sempre teve tudo! De que se queixa?" "Pronto já está a fazer birra!"... E poderia continuar aqui a dizer imensos exemplos de frases ditas sem noção!

Pois bem! Meus caros... estão completamente enganados!
Eu tenho depressão, tal como já disse aqui, assumo sem qualquer tipo de complexo ou vergonha! Aceito a minha doença e estou a trata-la.
Falando de mim e da experiência que tenho em vinte e oito anos de existência, não sou melhor ou pior que ninguém! Sou apenas eu!
Durante anos chorei sozinha! Tentei mascarar a minha dor interior provocando dor física! Será que têm noção do que é "dor interior"?
Durante muito tempo carreguei o mundo às costas! Fui "obrigada" a crescer mais rápido, talvez que a maioria das crianças da minha idade!
A ansiedade, o choro, as tentativas de suicídio, a cara fechada, vem trazer para fora a dor que se traz no peito!
Informem-se antes de julgar a pessoa que está à vossa frente!
Não são birras, nem amuos! Não são chamadas de atenção! São pessoas que suportaram tanto na vida que estão num momento mais frágil! E saliento mais frágil!
Para quem não está devidamente informado acerca da doença torna-se fácil fazer juízos de valor! Julgar os outros é sempre mais fácil do que tentar compreender o porquê de tudo isto!
A luta interior é enorme, sabiam? Já pensaram nisso? A dor interior, não se vê em exames físicos, muitas das vezes até se máscara com os sorrisos! Mas têm noção do que é essa dor? Sabem como lidar com ela? O que provoca os estados alterados de humor, sabem o que fazer?
Então peço um grande favor, informem-se antes de julgar! Eduquem-se! Antes de julgar alguém!
E lembrem-se sempre "Quando apontamos o dedo a alguém, temos três a apontar para nós!"
Se não sabem o que é ou o que fazer remetam-se ao silêncio! Na vida estamos sempre a aprender! Mais vale perguntar e aprender, em vez de opinar sem ter informação necessária para isso!
Mais uma vez repito! Não são pessoas fracas! Não são pessoas que querem estar assim! Antes pelo contrário! Tenho conhecido pessoas incríveis!
Eu sei que vou vencer! Mesmo com todos os altos e baixos que a própria doença me dá!
Eu vou VENCER!

Telma de Oliveira 

Comentários

  1. Como você mesmo diz é uma luta interior, os médicos e as pessoas que te querem bem podem te apontar um caminho, mas só depende de você, e eu sei que vais vencer, conseguir falar sobre o assunto já é um começo, com otimismo então! esta perfeito! beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Setembro o mês Vida

VIDA

Alma gêmea